PCPR inicia 7º Curso de Operações Policiais 01/08/2024 - 15:15

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou o 7º Curso de Operações Policiais, promovido pelo Centro de Operações Especiais (Cope) da PCPR. A abertura ocorreu nesta quinta-feira (1º), na Escola Superior da Polícia Civil, em Curitiba. O treinamento, destinado a servidores de diversas forças de segurança pública do país, é uma referência nacional.

Ao todo, 82 pessoas se inscreveram no curso. Dentre estes, apenas 34 iniciam o treinamento.

O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, destaca que o número de inscrições reflete a credibilidade e a importância do treinamento.

“As instruções deste curso foram pensadas e testadas para que os alunos cheguem o mais próximo possível da realidade que as polícias enfrentam atualmente nas ruas. Os policiais formados terão uma especialização e capacidade de trabalhar e intervir em situações de alto risco em operações mais sensíveis que exigem um grau de preparo diferenciado. Tivemos inscrições de policiais de diferentes forças e estados que quiseram se habilitar e participar deste curso”, diz.

O curso, que é referência nacional, iniciou em 2015 e conta com instrutores altamente capacitados para ensinar os alunos a atuar em operações especiais.

O delegado titular do Cope, Rodrigo Brown, destacou a importância do treinamento para as forças de segurança.

"O elevado número de inscrições que recebemos é um reflexo da credibilidade e importância deste curso. Investir em treinamento, preparo e capacitação resulta na redução de erros e no aumento do sucesso das ações policiais. Por isso, a realização deste curso é crucial para qualificar nosso efetivo e preparar novos policiais, garantindo que possamos oferecer reforços de qualidade às nossas operações," afirmou Brown.

Entre os alunos estão policiais civis, militares, federais, rodoviários federais, penais e guardas municipais. Além do Paraná, o curso conta com participantes de Santa Catarina, Mato Grosso, Espírito Santo e Acre.

O objetivo é habilitar os agentes para atuar de forma eficaz em missões de alto risco, mediante a abordagem dos eixos éticos, técnicos, legais e com o emprego de táticas adotadas internacionalmente em unidades de operações especiais. Durante o curso, os alunos participarão de exercícios práticos que testarão suas habilidades em situações extremas.

A vice-diretora da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), Ana Cláudia Machado, destacou a importância da matriz curricular cuidadosamente elaborada para o curso

"A matriz curricular do 7º Curso de Operações Policiais foi meticulosamente desenvolvida para abordar temas essenciais, com um foco especial nos eixos éticos, técnicos e legais. Todos os cursos apoiados ou promovidos pela ESPC são cuidadosamente alinhados com a área temática relevante. No caso do COP 7, o foco está em preparar os agentes para enfrentar os desafios das operações policiais, garantindo que eles estejam bem equipados para atuar com eficácia e segurança em situações de alto risco."

INTEGRAÇÃO- As instruções contam com o apoio de unidades especializadas da PCPR como o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre). Essa colaboração garante uma formação completa e alinhada com as mais modernas práticas de operações policiais.

Além da Polícia Militar do Paraná, a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, o Núcleo de Operações Especiais (NOE) da Polícia Rodoviária Federal e o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal.

Ao final do curso, os agentes serão certificados e estarão prontos para aplicar as técnicas aprendidas em suas respectivas áreas de atuação, elevando o nível de segurança pública em todo o Brasil. A formatura está prevista para o dia 30 de agosto, com uma cerimônia que reunirá autoridades e familiares dos formandos.