PCPR indicia motorista por maus-tratos a cachorro após atropelamento em Guaraqueçaba 15/04/2025 - 10:20
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) indiciou, na quinta-feira (10), um homem, de 73 anos, por maus-tratos a um cachorro após atropelamento em que vitimou o animal, em Guaraqueçaba, no Litoral do Estado.
O fato ocorreu em março deste ano, quando um cão foi atropelado por um homem em via urbana e não recebeu qualquer assistência por parte do condutor. De acordo com as testemunhas ouvidas, o veículo trafegava em alta velocidade e o motorista deixou o local imediatamente após o atropelamento, sem prestar socorro ao animal.
As diligências realizadas demonstraram que a omissão de socorro, aliada à condução imprudente do veículo em área residencial, evidenciou, no mínimo, conduta dolosa na modalidade de dolo eventual, caracterizando o crime de maus-tratos, já que o investigado não realizou nenhum esforço a fim de diminuir o sofrimento do animal.
“Com base nos elementos de informação colhidos, o investigado foi formalmente indiciado e o inquérito foi remetido ao Ministério Público para análise e providências cabíveis”, explica o delegado da PCPR Emmanuel Lucas Soares.
A PCPR reafirma seu compromisso com a apuração rigorosa dos crimes contra os animais, contribuindo para a responsabilização dos envolvidos e para a promoção do respeito à vida em todas as suas formas.
DENÚNCIAS - Em casos de maus-tratos, o cidadão pode registrar um boletim de ocorrência online no site da PCPR. Nestas situações, é necessário que o crime esteja ocorrendo ou tenha ocorrido a prática de ato de abuso, maus-tratos, ferimentos propositais de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
A população pode, ainda, denunciar o crime de forma anônima por meio do Disque-Denúncia 181, via telefone ou site, ou telefone 197 da PCPR.