PCPR inaugura base aérea no oeste do Paraná 10/09/2020 - 22:04

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) inaugurou sua nova base aérea nesta quinta-feira (10/09) em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Estado. Com o objetivo de intensificar o combate ao contrabando e o tráfico de drogas nas fronteiras com o Paraguai e a Argentina, um helicóptero da PCPR permanecerá na base para atuar em operações da instituição e em apoio às demais forças de segurança na localidade.

A instalação da base aérea se deu por meio de uma concessão da Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu, que readequou o local para o que O Grupamento de Operações Aéreas da PCPR possa operar no município e em toda a região. Além da aeronave da corporação, helicópteros de outras instituições de segurança pública também utilizarão a base aérea para coordenar operações.

Para o secretário de estado da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, que esteve presente na inauguração, ter uma base aérea na fronteira agregará para a segurança de todo o estado. “A Segurança Pública foi chamada para dar prioridade a toda esta área de fronteira e estamos fazendo isso. A base aérea da Polícia Civil reforçará a segurança dos moradores da região de fronteira e, consequentemente, de todo o Paraná, visto que essas cidades estão na rota do tráfico e contrabando”, afirmou.

Durante o evento de inauguração em São Miguel do Iguaçu, o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou que a base possibilitará maior integração entre as forças de segurança em operações nas fronteiras.

“A ideia é que a partir dessa base de São Miguel do Iguaçu, todas as forças de segurança pública, de forma integrada e coordenada, passem a desencadear operações na região de divisas. Através das fronteiras do Paraná com outros países existem portas de entrada de drogas e armamento para todo o Brasil. Então, com essa base vamos intensificar as ações de combate, principalmente ao crime organizado nas regiões de fronteira e as grandes palavras para isso acontecer são integração e coordenação de todas as forças para que a gente possa, cada vez mais, prestar um serviço de excelência para a população”, disse o delegado-geral da PCPR.

OPERAÇÕES AÉREAS -  Em julho de 2016, o Grupamento de Operação Aéreas da PCPR começou a operar com uma aeronave, mas nesses mais de quatro anos, com o avanço das atividades, surgiu a necessidade de ampliarem a estrutura. Atualmente, o grupamento conta com três helicópteros, um avião e 15 policiais civis entre pilotos e demais integrantes trabalhando de forma simultânea, em operações coordenadas pela instituição e, também, prestando apoio à outras forças de segurança.

PRESENÇAS - Além do secretário da Segurança Pública do Paraná e do delegado-geral da PCPR, estiveram presentes no evento de inauguração o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos; o inspetor da Polícia Rodoviária Federal,  Luiz Antonio Genova; e o Prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudiomiro da Costa Dutra, acompanhado da primeira dama, Serli dos Reis Dutra.

Também participaram do lançamento o delegado-chefe da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu, Rogério Antonio Lopes; o delegado-chefe do GOA, Renato Coelho de Jesus; o delegado-adjunto do GOA, Eduard Figueira Ferraz; o delegado da PCPR em São Miguel do Iguaçu, Valceli de Almeida; o secretário municipal de Administração, Valdecir Simão Lago; o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo e coordenador da Defesa Civil, Pedro Mota; e o presidente do Conselho de Segurança, Juliano Barbiero.