PCPR implementa projeto para pessoas desaparecidas em Campo Mourão  05/10/2022 - 16:52

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) implementou um projeto que cria o Fluxo da Investigação Criminal para casos de desaparecimento de pessoas em Campo Mourão, região Noroeste do Estado. O método propõe a padronização nas investigações de pessoas desaparecidas por meio da reformulação do fluxo aplicado no Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) da PCPR. 

O projeto visa o aprimoramento de técnicas investigativas qualificadas e próprias da polícia judiciária. Na delegacia de Campo Mourão, a PCPR conta com um núcleo composto por quatro servidores, sendo um delegado, um escrivão e dois investigadores. Os casos de desaparecimentos são centralizados e atendidos de forma prioritária. 

O delegado chefe de Campo Mourão, Nilson Rodrigues, afirma que desde o mês de março deste ano, as técnicas vêm sendo aplicadas com sucesso no quesito localização de pessoas desaparecidas na cidade. A equipe policial já passou por qualificação e treinamento acerca do projeto. 

A PCPR incluiu nesta ação, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, a proposta da criação de uma lei municipal para criar a Rede de Atendimento a Vítimas e Familiares de Pessoas Desaparecidas. A medida propõe estabelecer um suporte às vítimas e famílias, com acompanhamento médico especializado de forma prioritária, tanto em casos clínicos quanto psicológicos e psiquiátricos. O projeto de lei segue em análise na Câmara Municipal da cidade. 

 “A PCPR, em parceria com outros órgãos policiais, está realizando trabalhos especializados nas buscas e investigações, enquanto que os órgãos municipais estão oferecendo todo suporte necessário, atentos a saúde de todos os envolvidos”, finaliza o delegado.

GALERIA DE IMAGENS