PCPR encontra homem desaparecido e promove encontro com a família 11/05/2023 - 11:49

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) encontrou um homem, de 24 anos, que estava desaparecido desde março deste ano. A localização do indivíduo aconteceu na terça-feira (9), durante uma ação de confecção de carteira de identidade para moradores em situação de rua, no bairro Rebouças, em Curitiba.  

O reencontro do homem com a família aconteceu na manhã de quarta-feira (10) após a polícia verificar no sistema que constava um boletim de ocorrência em aberto em nome do rapaz e na sequência avisar os familiares.    

O delegado da PCPR Marcus Vinicius Michelotto, chefe do Instituto de Identificação do Paraná da PCPR (IIPR) conta que o processo de verificar no sistema é padrão. “Nós sempre fazemos uma checagem de pessoas que nos procuram para ver se existe algum boletim de ocorrência, por exemplo, de desaparecido. Nossas equipes acabam detectando algum boletim de ocorrência constando desaparecimento, feito por um familiar em desfavor dessa pessoa que hoje mora em rua”, explica Michelotto.  

O homem estava desaparecido desde o dia 12 de março. A família registrou um boletim de ocorrência na PCPR para notificar o desaparecimento dois dias após o sumiço. O homem, natural de Sergipe, não conhece a cidade. O irmão do mesmo contou que familiares realizaram buscas pela cidade a fim de localizar, porém, sem sucesso.   

De acordo com o delegado Michelotto, durante as checagens no sistema outro indivíduo com B.O  constando desaparecimento foi encontrado. Porém, neste caso, a família já havia o localizado, entretanto não foi dado baixa no boletim de ocorrência.  

A delegada da PCPR e chefe da Divisão de Proteção à Pessoa, Iara Laurek ressalta a importância da baixa no registro de boletim de ocorrência em casos de desaparecimentos. “Quando a pessoa vem registrar o boletim de ocorrência de um desaparecido ela já é avisada de que tão logo essa pessoa retorne ela tem que vir até a delegacia dar baixa nesse boletim”, afirma.  

A delegada completa que caso não seja feito, haverá consequências. “Ela vai ficar impedida de fazer ou renovar a carteira de identidade, de fazer o título de eleitor ou renovar esse título de eleitor, bem como outros documentos”, explica Laurek.    

A PCPR destaca que a baixa no boletim de ocorrência pode ser realizada em qualquer delegacia da PCPR.   

GALERIA DE IMAGENS