PCPR, em parceria com Conseg, entrega torniquetes para o Núcleo de Operações com Cães 05/12/2024 - 14:20

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), entregou, nesta quinta-feira (5), 20 torniquetes ao Núcleo de Operações com Cães (NOC) em Palmas, no Sudoeste do Estado. Os equipamentos serão utilizados para garantir a segurança e a integridade física dos cães farejadores durante operações policiais.
Os torniquetes são dispositivos vitais em casos de hemorragias graves nos membros dos cães, permitindo o controle rápido de sangramentos até a chegada da assistência veterinária. A disponibilidade dos equipamentos ao NOC é essencial para salvaguardar a vida destes animais, uma vez que eles atuam em operações que envolvem riscos, como a presença de explosivos, por exemplo.
Desenvolvido especificamente para a anatomia canina, o dispositivo fica posicionado na área superior do membro do animal. Além disso, possui uma tecnologia de tração integrada, evitando que ele deslize, como acontece quando dispositivos desenvolvidos para a anatomia humana são utilizados nos cães.
“A doação dos torniquetes, destinados aos nossos cães de trabalho, é muito mais do que um gesto de apoio. Ela representa o reconhecimento e a confiança depositados no trabalho do NOC. Esses equipamentos poderão salvar a vida dos nossos cães em situações emergenciais”, destacou a delegada-chefe da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Ana Cristina Ferreira
Os 20 torniquetes, avaliados em R$ 5,6 mil, foram adquiridos pelo Conseg de Palmas com recursos do Ministério Público. A verba era oriunda de um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP). A entrega desses equipamentos aconteceu durante uma cerimônia no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori. Dezoito deles serão direcionados aos cães do NOC, enquanto dois foram para a Coordenadoria de Operações Policiais com Cães da Polícia Civil de Santa Catarina, que por diversas vezes atua em conjunto com a PCPR na região.
“É muito satisfatório para o Conseg auxiliar de forma direta o desenvolvimento das atividades da segurança da força pública. Nós estamos à disposição, tanto da segurança, quanto da comunidade para fazer esse intercâmbio”, ressaltou a presidente do Conseg de Palmas, Naiara Boz Lipczinski.
Para a promotora de justiça Ana Cristina Cubas Cesar, que representou o Ministério Público, a ação destacou a importância da destinação de valores apreendidos para as instituições de segurança pública.
“Nós sabemos que no combate, sobretudo ao crime organizado, muitas vezes são apreendidos bens, recursos financeiros e patrimônios oriundos de atividades ilícitas. Esses valores, que foram retirados da sociedade por meio de práticas criminosas, podem e devem ser revertidos para fortalecer o próprio sistema que luta contra essas ações. Ou seja, as nossas instituições de segurança pública”.
Durante o evento, os participantes ainda tiveram a oportunidade de assistir a uma demonstração de faro de drogas realizada pelos cães policiais Chris, Raio e Faruk do NOC acompanhados de seus policiais civis condutores. Assim, tiveram contato com o trabalho que é desenvolvido diarimente por estes profissionais.
“Mais uma vez a Polícia Civil é alvo de elogiosas referências em decorrência dos serviços de excelência que tem prestado à comunidade local, o que muito nos orgulha”, concluiu o delegado-chefe da Divisão Policial do Interior, Lanevilton Theodoro Moreira, representando o delegado-geral da PCPR Silvio Jacob Rockembach.
OPERAÇÕES COM CÃES - O NOC, pertencente à Denarc, foi criado em 2011 e tem se destacado no enfrentamento ao tráfico de drogas no Paraná. Com atuação em todo o Estado, presta apoio operacional a todas as unidades da PCPR e demais forças de segurança pública, participando de operações programadas e emergenciais.
Atualmente, o NOC conta com bases operacionais em Curitiba, Londrina, Maringá, Pato Branco, Cascavel e Foz do Iguaçu, e dispõe de sete servidores e dezoito cães treinados para detecção de drogas, armas e munições. A atuação dos animais otimiza as operações policiais, permitindo a localização de ilícitos de forma rápida e precisa.
Em 2024, os cães policiais participaram de 892 ocorrências em todo o Estado, resultando na prisão em flagrante de 467 pessoas, na apreensão de 2,8 toneladas de drogas e de 110 armas de fogo.
PRESENÇAS – Esteve presente a delegada da PCPR Franciela Alberton; o delegado Helder Andrade Lauria; a delegada Alini Simadon; o delegado da Kelvin Bressan; o capitão da PMPR Bueno; o subtenente do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná Clóvis Macari; o agente da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) Bruno Fabrício de Moarais; o primeiro-tenente do Exército Antônio Sérgio Ferreira Muniz; a juíza Tatiane Bueno Gomes; o conselheiro estadual da OAB Paraná Eduardo Tobera Filho; e o secretário de desenvolvimento econômico da Prefeitura de Palmas Felipe Zanoelo.
Cinquenta alunos de terceiro e quinto anos da Escola Municipal Oscar Rocker também acompanharam a entrega.