PCPR e PPPR recebem alunos do curso de prática jurídica para visita técnica em Dois Vizinhos 24/04/2024 - 16:02
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Penal do Paraná (PPPR) receberam a visita de 17 estudantes, na delegacia em Dois Vizinhos, Sudoeste do Estado, nesta terça-feira (23).
Os jovens são alunos do curso de prática jurídica do Programa Nacional de Desenvolvimento Educacional (Pronade) da Escola de Educação Profissional Unialcance. A atividade foi proposta pelo professor e advogado Antônio Marcos Fortunato, que foi estagiário da unidade da PCPR durante a graduação.
Na delegacia, os alunos puderam acompanhar e tirar dúvidas sobre a rotina dos serviços desenvolvidos pela PCPR. Além disso, tiveram explicações sobre as funções cartoriais, investigativas e dos delegados.
“Ações como essa reforçam o compromisso da PCPR em se aproximar da comunidade e estreitar a confiança com os serviços desenvolvidos. Também é um incentivo àqueles que desejam ingressar nas carreiras policias”, afirma o delegado da PCPR Rafael Moraes.
Na sequência, os alunos visitaram as instalações da cadeia pública. No local, eles puderam acompanhar como é a rotina e o funcionamento da unidade prisional.
"Conversamos sobre a função da cadeia pública, os tipos de pessoas privadas de liberdade, como os provisórios, primários, reincidentes e em execução de pena. Os alunos demonstram bastante atenção e curiosidade sobre o assunto", disse o policial penal e gestor da cadeia pública de Dois Vizinhos, Cassiano Cardoso.
Segundo o policial, iniciativas como essa são importantes para demonstrar à sociedade como funciona a segurança pública, em especial a situação da pessoa privada de liberdade.
“Ver meus alunos mergulharem nesse ambiente pela primeira vez e testemunharem de perto cada etapa do processo, desde o registro de ocorrências até o desdobramento das investigações, foi verdadeiramente inspirador. A troca de conhecimento e as valiosas informações compartilhadas por esses profissionais dedicados não apenas enriqueceram a experiência dos estudantes, mas também reforçaram meu próprio compromisso com a formação de profissionais éticos e comprometidos com a justiça”, destacou o professor.