PCPR e PCSC prendem três suspeitos de estelionato durante operação 05/10/2023 - 12:00

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três pessoas, sendo uma mulher de 29 anos e dois homens de 25 e 43, suspeitas de estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As prisões foram realizadas durante operação deflagrada na sexta-feira (27), em Curitiba, São José dos Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana, e Florianópolis, em Santa Catarina. A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC). 

Durante a ação também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em que foram apreendidos celulares, documentos e cartões bancários. Os itens apreendidos passarão por perícia a fim de elucidar a aplicação de golpes diversos no Paraná e em outros estados. 

Os indivíduos foram encaminhados ao sistema penitenciário. Um quarto envolvido no crime está foragido. 

As investigações apontaram que a organização criminosa se dividia em dois grupos, sendo os de agentes de campo e os operadores financeiros.  

"O esquema era basicamente o seguinte: os agentes de campo aplicavam golpes nas vítimas, por meio de estelionato, utilizavam de ardis para ludibriar a vítima, transferir o dinheiro para a operadora financeira dessa organização. Essa operadora financeira posteriormente repassava os valores para outros operadores financeiros e sacava uma parte trocando por dólar, então completando o ciclo da lavagem de dinheiro”, explica o delegado da PCPR Gabriel Fontana. 

DENÚNCIAS- A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em investigações contra estelionatos. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PCPR, ou 181 do Disque-Denúncia. 

GALERIA DE IMAGENS