PCPR e MPPR deflagram operação contra associação crimonosa envolvida em estelionatos e lavagem de dinheiro 01/08/2023 - 10:33

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e o Ministério Público do Paraná (MPPR) apreenderam cinco veículos de luxo e prenderam dois indivíduos durante operação contra associação criminosa envolvida em estelionatos e lavagem de dinheiro, na manhã de sexta-feira (28). Estima-se que o prejuízo financeiro gerado às vítimas seja superior a R$ 3,4 milhões.
As ordens judiciais foram cumpridas em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Estado, em Colombo, na Região Metropolitana e em Curitiba.
Durante o cumprimento dos mandados de busca foram apreendidos celulares, computadores, máquinas de cartão de crédito, documentos e cheques. Além disso, contas bancárias dos suspeitos foram bloqueadas.
Segundo o Delegado Marcondes Ribeiro, os presos responderão pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
De acordo com a investigação iniciada na PCPR, os alvos ofereciam e demonstravam às vítimas, através de simulações de operações no mercado financeiro, que aportes financeiros geravam altos rendimentos, além de garantirem o valor integral do que fosse investido por elas.
“Inicialmente, com os investimentos realizados, repassavam às vítimas valores atrativos a título de rendimentos, fazendo com que estas confiassem no serviço oferecido e atraindo-as para realizarem mais investimentos”, conta o delegado.
Posteriormente, deixavam de efetuar tanto os repasses de lucros quanto resgate do valor investido, ao contrário do que era estabelecido previamente em contrato com pessoa jurídica comandada pelos alvos.