PCPR e MPPR cumprem 22 mandados em operação contra fraudes em Santa Helena 01/08/2024 - 08:21

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com o Ministério Público do Paraná (MPPR), cumpriu 22 mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (1). Os alvos são suspeitos de fraudes em processos licitatórios no município de Santa Helena, no Oeste do Estado.

A operação investiga fraudes relacionadas a contratos de prestação de serviços de preparação de atletas, arbitragem, aulas de violão, balé, viola, entre outros, ocorridas entre 2017 e 2024. O valor total envolvido ultrapassa R$ 14 milhões.

Durante a ação, os policiais civis apreenderam documentos e celulares. As investigações foram iniciadas após uma requisição de instauração de inquérito policial emitida pelo MPPR.

Segundo o delegado da PCPR Rogerson Salgado, "está sendo apurado no inquérito policial o cometimento de fraudes em processos licitatórios em Santa Helena, onde empresas ligadas a agentes públicos estavam em nome de laranjas e teriam formado um conluio para frustrar a competitividade dos certames licitatórios e se alternarem como vencedoras."

Além de não prestar a totalidade dos serviços contratados e receber pela integralidade, verificou-se que agentes públicos ligados ao Poder Executivo e Legislativo direcionavam as licitações para favorecer as referidas empresas e não fiscalizavam adequadamente a execução dos contratos.

Os crimes investigados incluem fraude a licitação, falsidade ideológica, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências dos envolvidos, nas empresas, em um gabinete na Câmara Municipal e em quatro gabinetes na Prefeitura Municipal de Santa Helena.

A PCPR solicita o apoio da população com informações que possam auxiliar nas investigações. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 181, do Disque-Denúncia, (45) 3224-1876 ou pelo e-mail deccor.cascavel@pc.pr.gov.br, diretamente à equipe de investigação.