PCPR desarticula organização criminosa de falsificação de documentos públicos 06/08/2024 - 12:37

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente 16 pessoas envolvidas na falsificação de documentos públicos. As prisões ocorreram durante operação deflagrada na manhã desta terça-feira (6), no Estado de São Paulo. O esquema criminoso causou prejuízos ao Tribunal de Justiça do Paraná.

Durante a ação policial, foram apreendidos documentos falsos, dinheiro, drogas e munições. Dois dos presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas.

As diligências ocorreram simultaneamente nas cidades de São Paulo, Mogi das Cruzes e Mauá. A operação contou com o apoio da Polícia Civil de São Paulo, destacando a colaboração entre as forças de segurança estaduais.

O delegado da PCPR, Thiago Lima, explicou que a organização criminosa falsificava documentos em nome de servidores e juízes do Tribunal de Justiça do Paraná.

"Os indivíduos criavam certificados digitais, assinavam documentos de alvarás de valores depositados em contas judiciais e, posteriormente, movimentavam grandes quantias", afirmou o delegado.

De acordo com as investigações, o grupo tentou movimentar uma alta quantia de dinheiro. A segurança bancária e a do Tribunal identificaram a fraude e bloquearam as transações, restringindo majoritariamente o prejuízo.

“Essas prisões foram decorrentes de investigação de crime de estelionato digital e fraude eletrônica. Os certificados eram todos criados no estado de São Paulo”, relatou o delegado da PCPR, José Barreto.

A investigação foi iniciada em setembro de 2023, após o Tribunal de Justiça identificar as fraudes no sistema. A operação revela a complexidade e a sofisticação das ações dos criminosos, que utilizaram técnicas avançadas para enganar o sistema.

Os investigados responderão pelos crimes de falsidade ideológica, falsificação de documento público, invasão de dispositivo informático, estelionato eletrônico e participação em organização criminosa.

A operação também revelou que o grupo atuou contra o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. Simultaneamente, a Polícia Civil de Sergipe, em conjunto com as polícias civis do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, cumpriram mandados contra a mesma organização criminosa.

Esta ação coordenada demonstra o compromisso e a eficiência das polícias judiciárias estaduais no combate ao crime organizado em todo o território brasileiro, reforçando a atuação profissional e dedicada da PCPR na proteção da sociedade e na manutenção da ordem pública.