PCPR deflagra operação para investigar irregularidades em clínica de estética de Ivaiporã 30/07/2024 - 15:15

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, nesta terça-feira (30), uma operação que teve como alvo uma clínica de estética em Ivaiporã, no Norte do Estado. No estabelecimento, que é investigado por possíveis irregularidades em seu funcionamento, os policiais apreenderam celulares e documentos.

As investigações tiveram início quando uma vítima e sua família procurarem a delegacia devido um quadro de acidente vascular cerebral (AVC) ocorrido após um procedimento estético realizado no local.

"Eles relataram que os funcionários do local, mesmo percebendo que a vítima não estava reagindo bem, não comunicaram a situação à família. O procedimento teve início às nove da manhã e tinha previsão de conclusão ao meio dia, porém somente ao fim da tarde os familiares foram informados sobre a situação do paciente, que foi encaminhado ao hospital, onde foi verificado um quadro de AVC", conta o delegado da PCPR Erlon RIbeiro.

Durante as investigações, verificou-se que o local não possui alvará vigente da Vigilância Sanitária e que uma das profissionais que realizou o procedimento não dispõe da formação exigida em biomedicina com especialização em estética.

Além disso, os indícios sugerem que a responsável pela clínica estaria utilizando o registro do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) de outra profissional que atua na cidade de Maringá e que possui o mesmo nome da investigada.

Diante dos fatos, os envolvidos são investigados por lesão corporal, exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica.

As irregularidades foram comunicadas à Vigilância Sanitária e ao Conselho Regional de Biomedicina para adoção das providências administrativas.

As investigações aguardam laudos complementares a fim de determinar a gravidade das lesões sofridas pela vítima e o possível risco de morte a que possa ter sido exposta pelo procedimento e pelo não acionamento do socorro médico.

DENÚNCIAS - A PCPR orienta que a população pesquise o histórico dos profissionais antes de realizar procedimentos estéticos, consultando a regularidade do estabelecimento e a inscrição nos conselhos de classe. Em caso de irregularidades, as denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia ou no WhatsApp (43) 3472-1181 diretamente à equipe de investigação.