PCPR deflagra operação contra suspeitos de três homicídios em Umuarama 23/01/2023 - 12:52

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma operação, na sexta-feira (20), decorrente de três investigações de homicídios ocorridos em agosto e dezembro de 2022 e janeiro de 2023, em Umuarama e Maria Helena, região Noroeste do Estado. Quatro pessoas foram presas e um suspeito está foragido.

“As diligências tiveram como objetivo coletar objetos de provas e cumprir medidas cautelares referentes a elucidação de três homicídios ocorridos na região de Umuarama. Também contamos com o apoio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da PCPR, o que contribuiu com os resultados positivos”, conta o delegado da PCPR Gabriel Menezes.

AÇÃO- Os policiais civis cumpriram ao todo quatro ordens judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão. Em relação ao primeiro caso, ocorrido no dia 31 de agosto, as buscas foram cumpridas nas residências de dois suspeitos, de 22 e 38, e foram apreendidos celulares, uma motocicleta, máquina de cartão, um coldre, 39 papelotes de cocaína, três porções de maconha, 110 gramas de sementes de maconha e R$ 1.041. O homem, de 22, e sua companheira, de 28, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, receptação e associação ao tráfico.

Nas diligências do segundo homicídio, praticado no dia 30 de dezembro, foram cumpridos os mandados de prisão preventiva contra dois suspeitos, de 20 e 23. O indivíduo, de 23, possui passagem por tráfico de drogas e desobediência. Já contra o suspeito do terceiro homicídio, ocorrido no dia 7 de janeiro, foi expedido um mandado de prisão preventiva mas o homem não foi localizado pela equipe policial.

CRIMES- Em agosto de 2022, Rafael Porto Dias, de 27, foi morto com disparos de arma de fogo, no município de Maria Helena, na mesma região. A PCPR apurou que a motivação está ligada a uma briga em um estabelecimento comercial por causa de um jogo de sinuca.

O segundo homicídio foi praticado em dezembro, no bairro Jardim Cruzeiro, em Umuarama. José de Oliveira, de 59, foi espancado até a morte por causa de uma discussão entre os envolvidos momentos antes do crime.

Já o terceiro crime ocorreu em janeiro, no Parque das Jaboticabeiras, em Umuarama. A vítima, José Elias Cavalcanti, de 45, foi atingida com disparos de arma de fogo. Conforme as investigações, a motivação está ligada a desentendimentos entre o autor e a vítima, que disputavam um imóvel no município. De acordo com o delegado, o suspeito alegou legítima defesa, na ocasião foi ouvido e liberado porquê não havia mandado expedido. Posteriormente, entregou a arma do crime ao advogado e fugiu.

DENÚNCIAS- A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem na localização do autor do terceiro homicídio. As denúncias podem ser feitas através do 197, da PCPR, 181 do Disque Denúncia ou pelo (44) 3621-2650, diretamente à equipe de investigação.

GALERIA DE IMAGENS