PCPR deflagra operação contra grupo criminoso responsável por fraude em licitações na RMC 13/06/2024 - 14:44
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu contratos, documentos, aparelhos eletrônicos e R$ 67 mil em espécie durante operação contra grupo criminoso responsável por fraude em processo licitatório em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba. Estima-se que os valores dos contratos de licitações supostamente fraudadas ultrapassem R$ 15 milhões.
A operação, que aconteceu simultaneamente em Rio Branco do Sul e Itaperuçu, na RMC, e em Curitiba, visava o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos. A ação contou com o apoio da Polícia Científica do Paraná (PCP).
A investigação de alta complexidade, iniciada em dezembro de 2023, aponta que desde 2022 quatro empresas agiam em conluio com uma servidora pública da Câmara Municipal de Itaperuçu para coordenar um rodízio nos lotes vencidos em procedimentos licitatórios junto à Prefeitura.
De acordo com o delegado da PCPR Gabriel Fontana, as empresas investigadas seriam representadas pela mesma servidora nos procedimentos licitatórios, de modo a fraudar o caráter competitivo dos certames.
“Há indícios que essas quatro empresas sejam ‘laranjas’ de outros servidores públicos. Os documentos apreendidos serão analisados para podermos verificar se há outros envolvidos e se há outros contratos fraudados por essa suposta associação criminosa”, afirma Fontana.
Os contratos estavam relacionados a serviços gerais, como limpeza e obras.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, crimes contra licitações e contratos administrativos, corrupção passiva, peculato e falsidade ideológica.