PCPR dá dicas de proteção e ações contra importunação sexual durante o carnaval 10/02/2024 - 16:50
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) dá dicas de proteção e ações contra importunação sexual durante o carnaval, aonde há aumento nas aglomerações. Equipes da instituição estão nas cinco cidades da região litorânea prontas para atender a população.
Essa modalidade é crime tipificado pela Lei 13.718/18 e é caracterizada por qualquer prática de cunho sexual realizada sem o consentimento da vítima e sem violência física ou grave ameaça.
A delegada da PCPR Taís Melo explica que são exemplos desse crime: beijos forçados, toques não autorizados, entre outras ações de cunho sexual realizadas sem o consentimento da vítima, para satisfazer o próprio prazer ou de terceiros.
"Caso haja violência física ou grave ameaça, o crime passa a ser de estupro. Se a vítima é menor de 14 anos ou não pode oferecer resistência por estar alcoolizada, por exemplo, é considerado crime de estupro de vulnerável", completa.
É importante que a mulher redobre a atenção ao que está acontecendo no ambiente.
Dentre as dicas, a PCPR reforça que a mulher fique atenta com o consumo de bebidas alcoólicas, evite aceitar copos de pessoas desconhecidas e prefira embalagens fechadas.
A principal orientação também é para não andar sozinha, priorize a segurança e mantenha-se em grupos. Compartilhar a localização com amigos próximos ou familiares também é uma dica da PCPR.
Caso aconteça alguma ação em que a mulher se sinta constrangida, ela deve pedir ajuda de forma imediata.
A PCPR também orienta que a mulher denuncie qualquer forma de assédio. Caso seja vítima, procure as forças de segurança pública para registrar a ocorrência, na delegacia ou na unidade de policiamento mais próxima.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pela população pelos telefones 197 da PCPR ou 181 do Disque-Denúncia. Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a pessoa deve acionar a Polícia Militar, por meio do 190.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.