PCPR avança e resolve problema histórico de criminalidade em Quedas do Iguaçu 15/02/2022 - 16:40

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), desde fevereiro de 2021, está realizando força-tarefa em Quedas do Iguaçu, no Oeste do Estado. O trabalho dos policiais civis permitiu resolver um problema histórico de criminalidade no município, trazendo mais segurança à população.  

Durante as ações, a PCPR busca avaliar de forma técnica a existência da necessidade de atuação, agindo de forma ágil e organizada no combate ao crime. Os resultados positivos foram vistos no primeiro mês de ação, permitindo que a cidade vivesse 100 dias sem um único homicídio. 

O delegado chefe da Divisão Policial do Interior da PCPR, Lanevilton  Moreira, comenta que o sucesso do trabalho começou com o reconhecimento da necessidade de melhorias. "Justamente por reconhecer que a unidade policial passava por um momento complicado, avaliamos e trabalhamos de forma integrada, designando um delegado para atuar de forma cumulativa com outras unidades e paralelamente forças-tarefa que possibilitaram a avaliação e elucidação de crimes na região. Além da análise e redução do acervo cartorial", finaliza. 

Já nos primeiros sete meses de trabalho, foram concluídos 507 inquéritos policiais, além de diligências investigativas em 684. Vinte e sete inquéritos de homicídios foram elucidados.  

Para o prefeito de Quedas do Iguaçu, Elcio Jaime da Luz, a presença da PCPR no município é essencial. "Vivemos em um território de conflitos e a presença efetiva dos policiais civis na cidade traz mais segurança à população local", diz. 

FORÇA-TAREFA- Os trabalhos da PCPR com policiais de outras localidades têm como objetivo dar andamento aos inquéritos policiais instaurados no período anterior a janeiro de 2021. Além disso, destinar e regularizar objetos apreendidos.  

Os policiais civis que estão atuando em Quedas do Iguaçu são de unidades da PCPR de diversas regiões do Paraná como Pato Branco, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá e Cascavel. A cada 15 dias uma equipe composta por um delegado, dois investigadores e dois escrivães se deslocavam até a cidade para dar apoio aos trabalhos.  

A força-tarefa ainda permanece na cidade e novos escrivães foram designados para atuar no local, contribuindo ainda mais para a manutenção dos resultados obtidos. 

REESTRUTURAÇÃO- Além da atuação dos policiais civis, que trabalham na força-tarefa, a Delegacia da PCPR em Quedas do Iguaçu foi reestruturada com novos equipamentos e móveis, trazendo mais conforto ao cidadão e um melhor ambiente de trabalho aos policiais civis.  

INTEGRAÇÃO- O trabalho integrado entre a PCPR, Ministério Público e Poder Judiciário permitiu um avanço para o reconhecimento da população local, contribuindo para que as mudanças positivas acontecessem.  

Para o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Quedas do Iguaçu, Vinicius Henrique Bofo, a atuação integrada permitiu melhorias diretas para o município. "O trabalho conjunto é imprescindível para a obtenção de bons resultados, quando tratamos de segurança pública. Não há dúvidas que a união de esforços e de estrutura, dos órgãos atuantes na área de segurança pública, permite uma atuação mais efetiva no âmbito preventivo, repressivo e investigativo", comenta.

GALERIA DE IMAGENS