PCPR apreende mais de 37 toneladas de fios de cobre e prende 139 pessoas em todo o Paraná 23/08/2023 - 17:54
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu mais de 37 toneladas de fios de cobre em ações ocorridas entre janeiro de 2022 e agosto de 2023 em todo o Paraná. Cento e trinta e nove pessoas foram presas por receptação ou furto durante 159 ações de combate ao furto de fios de cobre.
Dentre os dados estão 724 quilos apreendidos na Região Metropolitana de Curitiba, 3 toneladas em municípios do interior do Estado e 34 toneladas na Capital. Além disso, foram apreendidos 15,4 mil metros em fios, baterias estacionárias, placas de comutação, bobinas de cobre, transformadores e materiais elétricos.
Este tipo de ação é constante e visa combater o furto de fios de cobre, principalmente utilizados em cabeamentos de telecomunicações. O furto desse material promove a interrupção de serviços de telefonia, internet e energia elétrica.
"A PCPR foi orientada a intensificar as ações para identificar e prender os receptadores destes materiais, pois estes crimes trazem prejuízo não só às empresas, mas também à sociedade que acaba sendo privada de alguns serviços", afirma o Delegado-Geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.
De acordo com as investigações, após o furto, os criminosos trituram os fios e vendem no mercado clandestino. Estima-se que, com as apreensões, o prejuízo causado aos criminosos seja superior a R$ 1,7 milhão.
AÇÃO RECENTE- Na última quarta-feira (16), os policiais civis apreenderam 10 toneladas de fio de cobre em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Na ação foram cumpridos cinco mandados de busca em estabelecimentos de recicláveis em Colombo e Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O intuito foi coibir este tipo de ação criminosa.
DENÚNCIAS- A PCPR reforça a importância da população auxiliar nas investigações contra furtos de fios de cobre.
Caso o cidadão identifique que, próximo à residência ou trabalho, está acontecendo furto ou receptação de fios de cobre, deve denunciar.
As denúncias podem ser feitas de qualquer cidade do Estado, através do telefone 0800-643-1121.
Orientamos que o cidadão tire fotos do local e anote o endereço, imagens de veículos e pessoas suspeitas também auxiliam na identificação dos criminosos. A atuação da população auxilia diretamente na repressão deste tipo de ação criminosa.