PCPR apreende arma de suspeito de ameaça em Ponta Grossa 06/02/2023 - 17:33
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu uma arma de fogo durante um cumprimento de mandado de busca e apreensão, realizado na sexta-feira (3), em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais.
Uma mulher, de 29 anos, foi vítima de violência física por parte do companheiro, de 36. A mesma solicitou uma medida protetiva contra o suspeito. O homem já teria utilizado a arma para ameaçar a mulher. Diante da denúncia, o objeto foi apreendido.
“É importante denunciar a violência doméstica porque assim a gente interrompe o ciclo da violência e o quanto antes denunciar evita-se que as mulheres deixem de ser vítimas fatais.” declara a delegada da PCPR Luciana Novaes.
DENÚNCIAS - A PCPR reforça a importância de as mulheres denunciarem crimes de violência doméstica. Essa modalidade se caracteriza por qualquer tipo de lesão, sofrimento psicológico ou sexual, dano moral ou patrimonial. O medo e o constrangimento são as principais barreiras que inibem mulheres de comunicarem a violência sofrida.
A PCPR orienta que a vítima registre sempre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Nesse espaço, a vítima passará por uma entrevista e, dependendo do caso, poderá ser solicitada uma medida protetiva, que irá determinar o afastamento do agressor e a proibição de qualquer tipo de contato.
Se a vítima tiver machucados, será encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exames de lesões corporais. Posteriormente, o inquérito policial será instaurado.
Em casos de ameaça, injúria, calúnia, difamação e contravenção de vias de fato cometidos contra mulher, o boletim também pode ser registrado pelo site da PCPR.
A PCPR ressalta que é de extrema importância a vítima fazer todos os exames, comparecer sempre que for chamada à delegacia e cumprir a medida protetiva, denunciando sempre que o agressor tentar algum contato, contribuindo assim para o rápido andamento do processo.
DELEGACIA DA MULHER – A PCPR possui 21 Delegacias da Mulher pelos Estado. As unidades atendem exclusivamente vítimas mulheres. O objetivo é que as mulheres sejam atendidas com o profissionalismo, a atenção e os cuidado devidos neste tipo de situação.
As Delegacias da Mulher no Paraná estão localizadas nas cidades de Arapongas, Apucarana, Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.