PCPR, PRF e GM prendem cinco integrantes de organização criminosa de furtos de cargas na Grande Curitiba 16/08/2024 - 12:32

Operação conjunta visa cumprir mandados contra grupo suspeito de mais de 20 furtos de cargas na região

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Guarda Municipal de Campo Largo (GM) prenderam cinco integrantes de uma organização criminosa especializada em furtos de cargas em Curitiba e Região Metropolitana. A ação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (16), em Curitiba e Colombo, na Região Metropolitana. O grupo é suspeito de envolvimento em mais de 20 furtos de cargas.

Durante a operação, foram apreendidas cinco armas de fogo, placas frias, bloqueadores de sinais, quatro veículos, sendo dois utilizados nos furtos e dois adquiridos pelos suspeitos por meio de recursos ilícitos, além de ferramentas utilizadas nos crimes.

A investigação teve início após o furto de uma carreta carregada com fertilizantes, avaliada em R$ 100 mil, ocorrido em março de 2023. Dias após o crime, o veículo foi recuperado.

O delegado da PCPR, André Feltes, destaca que o grupo é suspeito de diversos furtos similares. "No decorrer das investigações, identificamos outros 13 furtos de cargas, em sua maioria de farelo de soja, ocorridos em Colombo, São José dos Pinhais e Araucária e Ponta Grossa, todos praticados pelo mesmo grupo criminoso. Há indícios do envolvimento do grupo em pelo menos outros dez furtos de cargas e caminhões, cometidos entre 2023 e 2024", afirma Feltes.

Após os furtos, os investigados transportavam as carretas para Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, onde trocavam as placas dos veículos antes de levá-los ao destino final.

O grupo criminoso costumava selecionar caminhões e cargas estacionados em postos de combustíveis. Após arrombar as portas dos veículos, utilizavam bloqueadores de sinais para desativar os sistemas de rastreamento, facilitando a subtração das cargas.

Os suspeitos serão indiciados por furtos qualificados, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação criminosa. Quatro dos indivíduos possuem antecedentes criminais por furtos de cargas; um deles também tem registro por roubo. A PCPR ainda prendeu um homem em flagrante de porte ilegal de arma de fogo

TRABALHO CONJUNTO - O Policial Rodoviário Federal, Vitor Fonseca Nunes, ressaltou o trabalho em conjunto. "A operação foi possível graças à integração entre a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Guarda Municipal, permitindo identificar e prender a quadrilha envolvida em furtos de carga e veículos na região".

A PRF e a GM de Campo Largo auxiliaram na identificação e monitoramento dos veículos utilizados nos crimes.

O Comandante da Guarda Municipal de Campo Largo, Marcos Leitão, destacou a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança. "A Guarda Municipal tem feito abordagens na cidade com cunho preventivo às situações de trânsito. Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e a Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, descobrimos a existência de uma organização criminosa por trás dessas situações", afirma Leitão.