Operação da PCPR contra crimes ambientais é destaque em revista internacional 08/08/2024 - 09:33

Uma operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) de combate a crimes ambientais, deflagrada em fevereiro deste ano, foi um dos destaques da revista da International Law Enforcement Academy (ILEA), publicada nesta quarta-feira (7). A instituição, que foi fundada nos Estados Unidos e possui unidades em seis países, se dedica a ofertar cursos de especialização para membros das forças de segurança em todo o mundo.

A revista destacou o longo e complexo trabalho investigativo realizado pela equipe da PCPR, com diversas técnicas de inteligência policial, como a análise de dados e a oitiva de testemunhas e peritos na área.

"Vários dos procedimentos aplicados durante as investigações foram aprendidos no curso sobre crimes ambientais que fiz em uma das sedes da ILEA no Botswana, em junho de 2023", explica o delegado da PCPR Guilherme Dias.

Além da ênfase na questão operacional, o artigo também ressaltou que a operação foi responsável pelo resgate de diversas espécies animais, como répteis, aves e mamíferos.

A edição da revista na íntegra pode ser acessada no site da ILEA.

OPERAÇÃO - A ação em questão desarticulou uma organização criminosa ligada ao tráfico de animais silvestres em todo o Brasil. Nove pessoas foram presas e 390 animais apreendidos. As diligências aconteceram simultaneamente em cidades do Paraná e Santa Catarina, e contaram com o apoio da Polícia Militar, Polícia Científica, do Instituto Água e Terra, da Prefeitura de Curitiba e do Criadouro Onça Pintada.

As investigações iniciaram em junho de 2023 com o objetivo de apurar o tráfico de animais silvestres e exóticos em todo o Brasil por aplicativos de mensagens, entrega pelos Correios e aplicativos de entrega de mercadorias.

A PCPR apurou que os criminosos chefiavam 27 grupos de aplicativos de mensagens destinados exclusivamente a prática criminosa, além de integrarem dezenas de outros grupos que continham mais de 20 mil membros em todo o território nacional, com conexões internacionais no Paraguai e Venezuela.