Forças de Segurança prendem seis pessoas durante operação contra o furto de fios de cobre na Capital 04/02/2025 - 16:42

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Prefeitura de Curitiba e a Guarda Municipal de Curitiba, deflagrou uma operação de combate ao furto de fios de cobre na Capital. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (4) em diversos bairros e resultou na prisão de seis pessoas pelos crimes de furto e receptação, além da apreensão de 150 quilos de cabeamento.
A operação, que teve o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e de cães especializados, visou combater as práticas de furto e de receptação de cabos e fios, crimes que geram não apenas prejuízos patrimoniais, mas que comprometem serviços essenciais, como o funcionamento de semáforos, comunicação e fornecimento de energia elétrica.
"A ação é resultado dos esforços coordenados realizados pelas forças de segurança pública, tanto no âmbito estadual quanto municipal, com a finalidade de promover uma diminuição substancial nas ocorrências no município de Curitiba. A PCPR atua de forma firme e séria no enfrentamento deste tipo de crime", destacou o delegado da PCPR Fernando Zamoner.
Os policiais e guardas municipais estiveram em pontos mapeados anteriormente por um trabalho de inteligência realizado pelas equipes. Nestes locais, foi identificada a ocorrência tanto dos furtos quanto da comercialização de cabos e fios.
Conforme o secretário de Defesa Social e Trânsito da Prefeitura de Curitiba, Rafael Vianna, seis pessoas foram presas em flagrante, sendo quatro por furto e duas por receptação, sendo que todas já possuem passagens policiais anteriores por crimes semelhantes.
"Além disso, outras operações conjuntas estão programadas e esse tipo de ação se tornará rotineira na cidade até que as pessoas envolvidas neste tipo de delito entendam que, efetivamente, ele não será mais tolerado."
Durante a operação, foram apreendidos 150 quilos de cabeamentos de energia e cabos de telefonia, 484 gramas de substância análoga a maconha, 229 gramas de substância análoga a cocaína e aproximadamente 108 invólucros de substância análoga a crack.
Os seis presos foram encaminhados ao sistema penitenciário.