Instagram invadido
PERFIL DO INSTAGRAM INVADIDO ("HACKEADO")
- O QUE É?
O autor acessa o perfil da vítima utilizando informações públicas (vazamento de dados de outras bases, SIMSwap), engenharia social (golpes incluindo ofertas e promoções) ou PHISHING (envio de links falsos e/ou maliciosos) e altera a senha, endereço de e-mail e número de telefone, fazendo com que o proprietário do perfil perca o acesso e não consiga recuperá-lo.
Em seguida o invasor começa a fazer anúncios falsos de venda de produtos em seu perfil e solicita os pagamentos em contas de terceiros.
- O QUE FAZER?
1 - Avise em suas redes sociais que seu perfil foi invadido para que seus contatos não realizem pagamentos ou transferências em seu perfil;
2 - Registre ocorrência na página da Polícia Civil por ESTELIONATO: CLIQUE AQUI E VEJA COMO FAZER
3 - Veja neste link: COMO RECUPERAR MINHA CONTA DO INSTAGRAM;
ATENÇÃO: A RESPONSABILIDADE DA POLÍCIA CIVIL É O REGISTRO DA OCORRÊNCIA E, SE INSTAURADO INQUÉRITO, A APURAÇÃO DA AUTORIA.
A POLÍCIA CIVIL NÃO RECUPERA OS PERFIS INVADIDOS. ISSO DEVE SER FEITO PELA PRÓPRIA VÍTIMA DIRETAMENTE EM CONTATO COM A REDE SOCIAL OU ATRAVÉS DE OUTROS ÓRGÃOS COMO PROCON OU JUDICIÁRIO.
- COMO SE PREVENIR?
- Evite utilizar as mesmas senhas em diferentes lugares. Caso haja algum vazamento de dados, estes podem ser utilizados para acessar outras contas suas.
- Evite utilizar seu telefone como meio de recuperação de senha perdida. Utilize aplicativos como Google Authenticator, Authy ou Microsoft Authenticator
- Caso queira utilizar um telefone para recuperação, utilize um número diferente que não seja do seu dia-a-dia nem divulgado para seus contatos
- Nunca informe códigos recebidos por SMS ou Whatsapp para terceiros. Geralmente utilizam algum golpe como promoção ou verificação de informações para que você forneça esses dados e acabe cedendo o acesso a sua conta.
- Nunca clique em links estranhos e desconfie de mensagem de promoções. Existem páginas da internet são cópias exatas do Instagram ou Facebook e um usuário desavisado pode acabar fornecendo informações que facilitam o ataque.
- Caso tenha um perfil profissional, procure um profissional em segurança da informação para garantir uma maior segurança das suas contas e dispositivos