PCPR registra 75% menos homicídios em Telêmaco Borba 15/05/2020 - 02:45
Os índices de homicídios na cidade de Telêmaco Borba, região Central do Estado, reduziram 75% no primeiro quadrimestre deste ano com relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto em 2019, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) registrou 16 assassinatos nos primeiros quatro meses do ano, em 2020 foram registrados apenas quatro.
O delegado da PCPR, Amarantino Ribeiro Neto, credita a queda dos homicídios na cidade a uma operação, batizada como “4X4”, que contou com o apoio da Polícia Militar do Paraná, iniciada em setembro de 2018 e finalizada no mesmo mês de 2019. “Foi a partir dela que a maioria dos homicídios começou a ser esclarecido e fez com que o número de assassinatos caísse”, diz.
Durante a “Operação 4x4”, a PCPR investigou uma organização criminosa que atuava na cidade. Como resultado foram presos 20 suspeitos e apreendidos 15 adolescentes. Os líderes do bando foram presos nos dias 22 de janeiro e 30 de abril, ambos no ano de 2019, em Guarapuava, no Centro do Paraná, e no Estado de Santa Catarina, respectivamente.
ATUAÇÃO CRIMINOSA – A organização atuava em diversos delitos. Os suspeitos roubavam caminhonetes na cidade e trocavam por drogas e armas na região Oeste do Estado. Essas drogas eram trazidas e revendidas na cidade, o que acabava impulsionando a prática de novos roubos a estabelecimentos comerciais e residências. Os criminosos utilizavam de violência n roubos.
Ao final da “Operação 4X4”, a PCPR concluiu que a organização criminosa foi responsável por 17 homicídios na cidade, seis roubos a comércios e diversos roubos de caminhonetes. Além disso, os integrantes foram indiciados por crimes de tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo.
Os assassinatos tinham como motivação dívidas de usuários com o tráfico ou disputas de domínio de comércio ilegal.