PCPR realiza seminário internacional com cães de busca em Pato Branco 07/11/2019 - 12:00

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou de seminário de busca de pessoas através de um odor específico, com a utilização de cães. O evento ocorreu de 28 outubro a 01 novembro, em Pato Branco, na região Sudoeste do Estado.

Diego Tula e Raquel Peralta vieram da Argentina para passarem seus conhecimentos aos participantes. Eles prestam serviços para a Secretaria de Segurança Pública de Escobar, onde são referência com seu cão Bruno da raça weimaraner, que já atendeu cerca de 180 ocorrências, além fazerem parte da escola "Alfa Madra Canes Detectores K9".

O objetivo do seminário foi aumentar o conhecimento dos policiais dos núcleos de operações com cães da PCPR nesta área. Além disso, o evento promoveu a integração com outras forças de segurança, garantindo trocas de conhecimento entre os presentes, reforçando o aprendizado de todos.

Além de policiais da PCPR, participaram do evento cerca de 27 agentes de outras instituições de segurança pública. Dentre eles, integrantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, os quais atuaram na tragédia de Brumadinho, do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, da Guarda Municipal de Curitiba, da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, da Polícia Civil de Santa Catarina, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar do Paraná.

Ao todo 10 cães auxiliaram nos treinamentos, sendo que os agentes de segurança puderam acompanhar a evolução destes, acrescentando algo para os que ainda estão sendo formados e para os binômios (homem-cão) que já trabalham.

A PCPR possui um cão policial chamado Rastro, da raça bloodhound, que está iniciando suas atividades para buscar pessoas, uma cachorra chamada Hera da raça pastor alemão já pronta para o trabalho na busca de pessoas e captura de foragidos (ambos na sede em Pato Branco) e uma cachorra da raça pastor holandês chamada Pandora, iniciando também os seus trabalhos na busca de desaparecidos.

Esta modalidade iniciante nos núcleos de operações com cães permite que a PCPR amplie a sua capacidade de atender e auxiliar cada vez mais a população.