PCPR realiza campanha de combate à violência contra a mulher em Maringá 12/02/2019 - 13:30

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realiza, a partir de fevereiro, campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher, em Maringá. A ação é em conjunto com a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, formada por: Ministério Público, Poder Judiciário, Universidade Estadual de Maringá, Guarda Municipal, Secretaria Municipal da Mulher e Polícia Militar.

A campanha teve início no domingo (10/02), quando antes da partida contra o Cascavel, os jogadores do Maringá Futebol Clube entraram em campo com uma faixa com o slogan "Quem respeita, sempre ganha o jogo", com o objetivo de conscientizar e incentivar as denúncias de violência praticada contra a mulher.

Além da participação dos atletas, o locutor do estádio Willie Davids emitiu informativos no começo e no intervalo do jogo para as pessoas que buscam assistência e informações sobre a Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha.

A escolha do futebol, como meio para a realização da campanha, é uma tentativa de alcançar, cada vez mais, o público masculino a fim de prevenir e informar sobre a violência contra as mulheres. As ações direcionadas a esse público visam, entre outras mensagens, alertar para a condição humana da mulher, tentando desconstruir a ideia de que o corpo e mente da mulher se constituem em objetos à disposição do outro.

A campanha busca, portanto, incentivar o respeito em relação à mulher em qualquer ambiente em que ela escolha estar: em casa, na rua, no trabalho ou no estádio de futebol.

De acordo com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, somente em 2018, em Maringá, a Delegacia da Mulher registrou 2.414 Boletins de Ocorrência - uma média de sete por dia - de casos relacionados à violência contra a mulher. O núcleo Maria da Penha da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe em média três a cinco mulheres por dia procurando acolhimento ou buscando informações relacionadas à violência doméstica, enquanto o Centro de Referência da Mulher de Maringá já chegou a atender mais de 500 mulheres em um único mês.