PCPR realiza ações em diversas regiões do Paraná no Dia de Combate ao Feminicídio 23/07/2019 - 16:00

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou ações preventivas com objetivo de alertar e combater a violência contra a mulher, na última segunda-feira (22), em diversas regiões do Estado. A iniciativa foi motivada depois que uma lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, instituiu o dia 22 de julho, como Dia de Combate ao Feminicídio no Paraná.

O projeto de lei elaborado pela deputada Cristina Silvestri lembra o caso da advogada Tatiane Spitzner, encontrada assassinada pelo marido em 2018. O caso ganhou repercussão nacional.

Em Guarapuava, cidade onde o crime aconteceu, houve programação especial de mobilização pelo fim da violência contra as mulheres. As ações foram realizadas na praça 9 de Dezembro. Equipes policiais distribuíram panfletos e divulgaram os serviços de atendimento às mulheres em situação de violência.

No período da noite o evento aconteceu no Teatro Municipal de Guarapuava, com palestras e uma mesa redonda com participação de autoridades da PCPR, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Prefeitura Municipal.

Em Londrina uma blitz movimentou a manhã no terminal central da cidade. Foram entregues panfletos contendo informações, com o objetivo de orientar as pessoas sobre o tema.

Em Apucarana, Centro-Oeste do Estado, a conscientização sobre o feminicídio e a violência doméstica foi realizada na praça Central, O evento contou com a participação de autoridades locais.

Na cidade de Maringá, em frente a Catedral Basílica, policiais civis em conjunto com a Secretaria Municipal da Mulher participaram de uma blitz com placas, banners e entrega de panfletos.

Em Pato Branco uma palestra sobre o tema reuniu 300 mulheres no auditório da Secretaria de Assistência Social.

Em Cascavel foram desenvolvidas ações com faixas e cartazes, que ressaltaram a importância da conscientização para o fim da violência contra a mulher e o resgate do respeito.

Também participaram com ações paralelas as cidades de Toledo e Jacarezinho.