PCPR realiza ações em combate ao crime ambiental em Curitiba e RMC 17/09/2019 - 17:30

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, nos dias 12, 13 e 16 de setembro, ações diversas em combate ao crime ambiental em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Três pessoas de 35, 62 e 67 anos, foram presos em flagrante por maus-tratos a animais. Os trabalhos contaram com o apoio da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.

A primeira ação aconteceu na última quinta-feira (12), no bairro Água Verde, na Capital. O objetivo era apurar uma denúncia de maus-tratos a cães. No local, os policias civis encontraram um Husky Siberiano e um Lhasa Apso paraplégico, em péssimas condições de higiene.

O tutor dos bichos, um homem de 35 anos, foi encaminhado para a delegacia especializada da PCPR, onde foi autuado em flagrante por maus-tratos e assinou um Termo Circunstanciado. Além disso, foi multado em R$ 25 mil.

A outra ação aconteceu na sexta-feira (13), no bairro Fazendinha, também na Capital. Na ocasião, foram encontrados três cavalos com acesso a alimentação inadequada, sem água e sem proteção contra a chuva.

Além disso, o proprietário dos animais, um idoso de 67 anos, teria invadido um terreno da Prefeitura de Curitiba e deixado os cavalos no local sem nenhuma autorização. O homem assinou um Termo Circunstanciado na delegacia especializada da PCPR e foi multado em mais de R$ 10 mil. Os cavalos foram recolhidos pela Rede de Proteção Animal.

A última ação aconteceu no município de Colombo, na RMC, na segunda-feira (16). Os policiais civis realizavam diligências na região, quando encontraram dois pássaros silvestres mantidos em cativeiro. O tutor dos animais, um homem de 62 anos, não tinha nenhuma autorização ambiental para isso.

O homem assinou um Termo Circunstanciado por manter animal silvestre em cativeiro e terá um prazo para regularizar a situação, ficando assim como fiel depositário dos bichos. Caso não cumpra, o animal será apreendido e o idoso poderá pegar até um ano de prisão.