PCPR prende homem por maltratar cavalo em Curitiba 12/06/2019 - 15:30

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, na terça-feira (11), um homem, de 43 anos, por maltratar um cavalo em Curitiba. O suspeito utilizava o animal para puxar uma carroça em que carregava materiais recicláveis. Desde 2017 já foram resgatados 55 equinos por maus-tratos ou em situação irregular em relação à lei que proíbe a tração animal na Capital.

O cavalo foi resgatado pela PCPR em frente a casa do homem no bairro Boqueirão após uma denúncia anônima de maus-tratos. Para fazer o animal puxar a carroça, o suspeito utilizava um chicote.

Com apoio da rede de proteção animal da Prefeitura de Curitiba, os policiais civis resgataram o animal, que foi encaminhado ao Centro de Habilitação de Animal em Risco da Prefeitura.

Já o suspeito foi encaminhado à delegacia para assinar um termo circunstanciado pelo crime de maus-tratos. Ele responderá pelo delito em liberdade. A pena prevista é de até 1 ano de detenção mais multa.

De acordo com a lei municipal nº 14.714/2015 é proibido o uso de veículos de tração animal e exploração animal para tal fim na cidade de Curitiba.

Pessoas interessadas em adotar animais de grande porte podem enviar e-mail para protecaoanimal@smma.curitiba.pr.gov.br.