PCPR participa de blitz de prevenção à violência doméstica na Capital 30/04/2020 - 06:25
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou da primeira blitz de prevenção à violência doméstica na Capital, na última quinta-feira (29). A ação é coordenada pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e tem o objetivo de orientar sobre os cuidados com crianças e adolescentes durante a pandemia.
Foram visitados cinco condomínios localizados dos bairros Boa Vista, Bacacheri, Cajuru e Fazendinha. A blitz envolveu os servidores do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes da PCPR, do Conselho Tutelar de Curitiba, e funcionários do Sindicato da Habitação e Condomínios.
De acordo com a Lei Estadual 20.145/2020, sancionada em março pelo governador Ratinho Junior, todos os condomínios residenciais e comerciais devem comunicar os órgãos de segurança pública sempre que houver indícios de violência doméstica e familiar.
CARTILHA - Na quarta-feira (29), a PCPR já havia participado do lançamento da cartilha organizada pela Sejuf, que recomenda cuidados com o público infantojuvenil durante a pandemia. As delegadas da PCPR, Ellen Victer e Patricia Nobre da Paz, participaram do lançamento.
O isolamento social e a suspensão das aulas devido ao coronavírus acarretaram mudanças de hábitos nos lares com as crianças e adolescentes reclusos em casa. A cartilha busca atender as ações de prevenções contra a violência doméstica com a abordagem de questões comportamentais, de higiene, de como reconhecer sinais de violência doméstica e como denunciá-las. Ela será enviada para toda a rede de proteção à criança no Estado e estará disponível também no site da Sejuf.
Segundo a delegada da PCPR, Ellen Victer, lembra dos canais de denúncia. “É muito importante divulgar o disque 181 e o telefone de plantão da delegacia, 3270-3370. Sem a participação de todos, a gente não tem como investigar esses crimes”, disse.
*Com informações da comunicação da Sejuf