PCPR ministra palestras na abertura da semana pedagógica em Matinhos 03/02/2020 - 17:01

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou da abertura da semana pedagógica promovida pela pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte nesta segunda-feira (3), na Universidade Federal do Paraná, sede de Matinhos, no Litoral do Estado. Cerca de 400 educadores da rede municipal estiveram presente no evento.

Para a delegada PCPR, Sâmia Cristina Côser, a integração entre a PCPR e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Matinhos tem papel fundamental na vida de crianças e adolescentes. “Os professores podem observar possíveis indícios de que crianças ou adolescentes estejam sendo vítimas de crimes, negligência ou discriminação no âmbito escolar e familiar”, disse.

A escrivã da PCPR, Luci Alvino, iniciou o evento com a palestra “Tempo de Florescer”, para motivar os educadores no retorno às atividades em salas de aula. A policial civil convidou os professores a refletirem sobre o controle da inteligência emocional, necessário para que o profissional esteja pronto para enfrentar e transpor todos os obstáculos que enfrentam nas escolas.  

Na sequência a investigadora da PCPR, Tatiana Martins Assis, falou sobre a capacitação da rede de proteção para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de crimes. Os temas debatidos foram maus tratos, abuso sexual, pornografia e prostituição infantil. Além disso, a agente fez um alerta para que professores denunciem esses casos.  

A chefe do Departamento Pedagógico, Célia Amaral, considerou positiva a participação da PCPR no evento. “As palestras foram de grande importância devido ao número de violência contra crianças e adolescentes. Muitas vezes não temos orientações necessárias para lidar com esse tipo de situação. Os profissionais apresentados pela PCPR serviram de total colaboração”, finalizou Célia.

GALERIA DE IMAGENS