PCPR ministra curso de quiroscopia para 100 papiloscopistas em Curitiba 20/06/2024 - 10:09

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou um curso de quiroscopia para 100 papiloscopistas da Capital, Região Metropolitana de Curitiba, Litoral e Interior do Estado. A capacitação aconteceu entre os dias 17 e 18 de junho, no auditório da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), em Curitiba.

A quiroscopia consiste na identificação humana por meio da análise das impressões das palmas das mãos. A formação foi ministrada pela papiloscopista aposentada da Polícia Civil do Distrito Federal, Jemima de Jesus Santos, que é referência nacional na área.

A técnica já é empregada pelo Instituto de Identificação do Paraná (IIPR). Por isso, o curso teve como objetivo atualizar os conhecimentos dos papiloscopistas da PCPR visando aprimorar a interpretação das comparações feitas entre duas ou mais impressões palmares, de modo que elas possam ser diferenciadas com eficiência e segurança.

Para o delegado da PCPR e diretor do IIPR, Marcus Vinícius Michelotto, a formação é um importante passo para a atualização dos profissonais que compõem o efetivo da Polícia Civil.

"Essa ciência, em conjunto com as tecnologias que estão sendo adquiridas pelo Departamento da Polícia Civil e a atualização dos nossos papiloscopistas, irá permitir que possamos executar com ainda mais excelência o nosso trabalho, em especial na solução de crimes", afirma.

Com a conclusão do curso, os profissionais já saíram capacitados para aplicar os novos conhecimentos em seu dia a dia.

GALERIA DE IMAGENS