PCPR ministra capacitação técnica sobre drogas a servidores públicos e profissionais 28/02/2020 - 14:21

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou uma capacitação técnica sobre drogas a servidores públicos e profissionais de diversas áreas de atuação nos dias 19 e 20 de fevereiro deste ano em Curitiba. A instrução ocorreu no auditório do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB).

O evento foi organizado pela FAB em parceria com a PCPR, que recebeu inscrições para o evento e expediu os certificados. A capacitação se concentrou nas drogas ilícitas, apresentando desde a produção do entorpecente até o efeito no Sistema Nervoso Central dos usuários. Além disso, os policiais civis abordaram as formas de identificação de um usuário e os procedimento que devem ser adotados para ajudar o dependente e seu familiares. A instrução foi feita por policiais civis.

Participaram do evento servidores da PCPR, Polícia Militar, Agência Brasileira de Inteligência, Exército Brasileiro, FAB, Núcleo Estadual de Políticas Sobre Drogas, Secretaria Municipal de Defesa Social e de Trânsito de Curitiba e das Guardas Municipais de Curitiba, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Araucária, Campo Largo e de Fazenda Rio Grande.

Profissionais Socorristas e técnicos de enfermagem, psicólogos, advogados, dentistas, médicos, professores e estudantes de psicologia também participaram da capacitação.

No final da instrução foi realizada uma apresentação prática com apetrechos para uso de substâncias com demonstração do uso do reagente bem como observação prática dos cães da PCPR.

Os participantes doaram alimentos não perecíveis que foram encaminhados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis.

PRESENÇA - Estavam presentes no evento o tenente coronel da FAB, Cícero Barbosa dos Santos, o subcomandante do Cindacta II, major Ronaldo Ruaro, o delegado Ítalo Biancardi Neto, delegado e presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado do Paraná, Renato Bastos Figueiroa, diretor do Departamento de Política Sobre Drogas da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Cristiano de Bastiani.