PCPR mantém 100% de solução em casos de crianças desaparecidas 25/05/2020 - 15:33

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) tem índice de 100% de resolução de casos de desaparecimento envolvendo crianças, ocorridos nos anos de 2018 e 2019 em todo estado. No primeiro quadrimestre de 2020 a eficiência está mantida: todos os casos solucionados.

Em 2018, foram registrados 237 casos. Sendo 24 em Curitiba, 44 na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e 169 no Interior do Estado. Em 2019, foram comunicados 224 casos. Desses, 34 em Curitiba, 40 na RMC e 150 no Interior. O primeiro quadrimestre deste ano totaliza 61 casos. Sendo, 9 em Curitiba, 5 na RMC e 47 no Interior. Todos solucionados.

A delegada da PCPR, Patrícia Paz, responsável pela unidade que investiga casos de crianças desaparecidas no estado, revela que a PCPR é pioneira no Brasil a implementar uma unidade especializada nesses casos: o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas.

“Além do ótimo desempenho na resolução dos casos, a PCPR também realiza trabalhos preventivos, como campanhas para conscientizar a população acerca da temática, bem como orientar os pais ou responsáveis para evitar novos desaparecimentos”, afirma a delegada.

DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA DESAPARECIDA – A data é lembrada no dia 25 de maio de cada ano e tem o objetivo de alertar os cidadãos sobre todas as questões que podem estar relacionadas com o desaparecimento de crianças.

A PCPR demonstra a importância que dá para casos como esses ao trabalhar intensamente e não medir esforços para manter 100% de solução nos casos ocorridos nos últimos anos no Paraná. É dessa forma que a PCPR lembra e homenageia a data.

CAMPANHA – Durante todo ano a PCPR realiza campanhas em locais de grande circulação de pessoas e escolas para orientar pais, responsáveis e até as próprias crianças para prevenir desaparecimentos.

Neste ano, durante o “Verão Maior”, que iniciou na penúltima semana do mês de dezembro de 2019 e foi até o início de março deste ano, a PCPR realizou diversos eventos para conscientizar e orientar a população, pais e responsáveis, no Litoral do estado. 

Nos eventos foram distribuídas cartilhas educativas e pulseirinhas contendo informações das crianças e responsáveis. Além disso, os policiais civis também conversaram com as crianças com o intuito de conscientizá-las sobre os perigos que podem correr ao se distanciarem de pais e responsáveis.

INVESTIGAÇÕES CONTÍNUAS – Desde 1982, a PCPR tem 27 casos de crianças que ainda estão desaparecidas. Todos os casos continuam sendo investigados e denúncias recebidas são apuradas pelos policiais civis. Além disso, a PCPR também realiza a progressão de idade das crianças com o intuito de auxiliar nas investigações.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA – Não é necessário esperar 24 horas para fazer o Boletim de Ocorrência (BO). Isso vale para desaparecidos de qualquer idade. O registro pode ser feito de forma imediata, ao menor sinal ou suspeita de desaparecimento, pela internet através do Portal da PCPR (Serviços > BO/DENÚNCIA > Registrar Boletim de Ocorrência de Pessoa Desaparecida).

O BO também pode ser registrado pessoalmente em qualquer Delegacia da PCPR. É importante levar uma fotografia recente do desaparecido, pode ser uma imagem digital ou mesmo de papel.

 Telefones e Endereços de Delegacias da PCPR.

GALERIA DE IMAGENS