PCPR implanta sistema que evitará o uso de coletes com de prazo de validade vencido 08/05/2019 - 13:50
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) desenvolveu um sistema que alerta quando faltam três meses para o vencimento do prazo de validade de cada colete balístico da instituição. Dessa forma, todos serão trocados antes do vencimento. Inclusive, o policial civil será notificado quando seu equipamento estiver próximo da data final de validade. Isso evitará que um servidor desempenhe sua função em posse de um colete impróprio para uso.
Na manhã desta quarta-feira (8), a PCPR destruiu aproximadamente 700 coletes balísticos que estavam com o prazo de validade ultrapassado. Somente nos primeiros meses deste ano, 376 policiais civis, de todo o Paraná, tiveram seus coletes balísticos substituídos, pois estes iriam vencer até o mês de agosto deste ano.
A destruição dos coletes vencidos ocorrereu por meio de picotamento, a fim de evitar poluição ao meio ambiente, um dos problemas da utilização do método de incineração. A empresa que fará o trabalho é autorizada pelo Exército Brasileiro e emitirá um laudo comprovando a destruição do material. Uma via do documento ficará com PCPR e outra com o Exército Brasileiro.