PCPR forma 36 especialistas em APH policial na Capital 31/10/2019 - 15:20

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) formou 36 especialistas em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Policial, em Curitiba, na quinta-feira (31). A cerimônia de encerramento do curso de pós-graduação aconteceu no auditório da Escola Superior de Polícia (ESPC). Agentes de segurança do Paraná e de outros estados do país participaram da formação, que é fundamental para a prevenção de mortes entre os servidores.

Entre os mais novos especialistas em APH Policial estão 13 servidores da PCPR, um agente do Departamento Penitenciário, dois servidores da Polícia Militar do Paraná, um servidor do Corpo de Bombeiros do Paraná. Ainda participaram do curso agentes de forças de segurança municipais e estaduais de outros estados do país, federais e da Defesa. Quatro formandos são mulheres.

O policial civil e coordenador do curso, Sergio Maniglia, afirma ser fundamental que mais especialistas sejam formados. “Eles serão multiplicadores de conhecimento, doutrinadores de APH policial para que menos policiais morram em combate. Com o conhecimento adquirido agora conseguimos diminuir o risco de morte entre os agentes”, disse.

O curso é reconhecido pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e foi ministrado em 30 dias corridos do mês de outubro, somando 410 horas/aula. O certificado foi expedido pela ESPC.

A primeira turma do curso foi formada em 2018. Foram formados 49 agentes de segurança, sendo uma mulher.

Participaram do evento as autoridades: o diretor da ESPC, Luiz Cartaxo Moura, o diretor do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, Sivanei de Almeida, o investigador da PCPR, Sergio Maniglia, o assessor civil da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Vinícius Augustos de Carvalho, o comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático, major Daniel Lorenzotto e o comandante do Comando de Operações Busca Resgate, Assalto de Santa Catarina, Cristofer Tiemann.

GALERIA DE IMAGENS