PCPR faz ações de combate à violência sexual de crianças e adolescentes no Estado 20/05/2019 - 14:00

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) fez ações, na última semana, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Ponta Grossa e Cascavel, acompanhando a data nacional de 18 de maio que marca o enfrentamento a este tipo de violência.

Nos Campos Gerais, os policiais civis em conjunto com agentes da Polícia Rodoviária Federal, realizaram a operação “Parada Obrigatória”, que focou na conscientização de motoristas e passageiros em trânsito pela BR-376. A operação ocorreu na sexta-feira (17), entre 20h e 22h, no km 509 da BR 376. A ação conjunta preventiva dos crimes relacionados ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes resultou na abordagem e fiscalização de 32 veículos. Ao todo, 29 motoristas foram conscientizados sobre estes tipos de crimes e 26 testes de etilômetro realizados.

Um ônibus foi abordado e 35 passageiros foram conscientizados sobre as formas de denunciar casos suspeitos de abuso e exploração sexual infanto-juvenil. A partir do trabalho preventivo, a proposta da PCPR e da PRF é de que o público atingido na ação se sensibilize e se transforme em agentes denunciadores de práticas e de locais onde ocorram violações dos direitos das crianças e adolescentes.

É considerada exploração sexual de crianças e adolescentes qualquer ato sexual com crianças e adolescentes que envolva pagamento em dinheiro ou por qualquer outra forma, como carona, alimentação ou outros favores. A pena para quem comete esse crime é de 4 a 10 anos de reclusão.

CASCAVEL - Os delegados Bárbara Raquel Valeski Strapasson e Marco Berzoini Smith contribuíram com as discussões ao enfrentamento e prevenção da violência em diversos eventos em Cascavel. Na segunda-feira (13), Bárbara participou de dois eventos. Um foi a roda de conversa com crianças no Centro de Referência da Assistência Social do bairro Interlagos. Já, na 7ª Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a delegada destacou a importância da prevenção para um público diverso.

Segundo Bárbara, o foco dos trabalhos deve ser prioritariamente a prevenção. “Quando a Polícia atua, é porque falhamos. Quando temos de atuar é porque já aconteceu. É por isso que defendo o trabalho preventivo, e é por isso que estamos aqui, porque acreditamos nisso", disse.

Na quarta-feira (15), Bárbara e Smith, participaram 17º Fórum Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes evento promovido pela Prefeitura. No dia seguinte, a delegada ministrou aula no Curso de Extensão Universitária da Unioeste sobre o tema, destacando o atendimento da vítima na PCPR e trâmite do inquérito policial.