PCPR e MPPR capacitam policiais para o enfrentamento da violência infantojuvenil em Londrina 25/07/2019 - 15:40

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e o Ministério Público do Paraná (MPPR) capacitaram, na quarta-feira (24), cerca de 100 policiais militares para o enfrentamento da violência infantojuvenil, em Londrina. A formação teve o objetivo de preparar os agentes para receberem a revelação espontânea da violência por parte de crianças e adolescentes. O evento ocorreu no auditório do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

A delegada Lívia Pini palestrou aos agentes sobre a revelação espontânea e a escuta especializada - procedimentos previstos na lei nº 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantias de direitos a vítimas e testemunhas de violência. Lívia explica que a revelação espontânea é o primeiro relato da vítima a respeito da violência e se torna necessário ter cuidados na interação, de forma que não haja contaminação nas informações repassadas pela criança ou adolescente.

"Existe uma preocupação permanente da nossa parte em prestar um atendimento adequado às crianças e adolescentes vítimas de violência, sendo extremamente importante que o primeiro contato seja feito de forma técnica e humanizada, consolidando ações proativas que identifiquem situações potencialmente criminosas antes da consumação", afirmou a delegada. A partir da atuação capacitada dos agentes, Lívia prevê que muitos casos de violência sejam prevenidos.

FORMAÇÃO – Os policiais militares ainda assistiram à palestra da psicóloga da Prefeitura Municipal de Londrina, Cristina Fukomori, e do promotor Marcelo Briso Machado. Cristina ministrou sobre os sinais de alerta de violência sexual que as vítimas costumam apresentar e Machado sobre atos infracionais.

A PCPR capacita agentes do poder público desde 2017. Inicialmente, profissionais da saúde e educação receberam a formação. A proposta é estender o projeto a mais policiais militares, policiais civis e guardas municipais.