PCPR desmantela organização criminosa que roubava relógios de luxo em Curitiba 28/08/2019 - 15:30

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), a Operação “Cronos”. O objetivo da ação foi desmantelar uma organização criminosa especializada em roubos de relógios de luxo. Os crimes aconteceram no Centro e em bairros nobres de Curitiba.

As prisões e buscas aconteceram em Curitiba, Paranaguá, São Paulo (SP) e Taboão da Serra (SP). Até o momento 12 pessoas foram presas, uma delas em flagrante. Além disso, 23 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Seis motos, nove capacetes, três caixas de entrega, 14 celulares, quatro relógios, um revólver de calibre 38 e algumas munições foram apreendidos.

Um dos roubos do bando, que aconteceu no dia 10 de agosto deste ano, na avenida Pedro Viriato Parigot de Souza, foi filmada e viralizou nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver claramente um indivíduo em cima de uma motocicleta, dando voz de assalto em posse de um revólver e roubando um relógio da marca Rolex do condutor de um veículo parado no trânsito. 

O grupo criminoso agia de forma semelhante em todos os crimes. Vários criminosos, cada um em uma motocicleta, agiam de forma coordenada. Alguns identificavam a vítima e seu relógio, outro fazia a abordagem e no mínimo um outro ficava próximo fazendo a “segurança” enquanto o roubo ocorria.  A maioria dos roubos acontecem enquanto as vítimas estão dentro de seus veículos parados em congestionamentos. 

Prevalecendo-se de um momento de distração, os criminosos surpreendem o motorista e o ameaçam de morte utilizando uma arma de fogo, bem como, outros ocupantes do automóvel – geralmente esposas e filhos.

Em Curitiba, as buscas aconteceram nos bairros Boa Vista e Uberaba. Em Paranaguá, no bairro Jardim Iguaçu. Já em São Paulo (SP) serão cumpridos mandados no bairro Jardim Duarte. No município de Taboão da Serra (SP), os mandados serão cumpridos nos bairros Campo Limpo, Jardim Santa Cruz, Jardim Umarizal, Jardim Iguaçu, Jardim Bom Tempo, Jardim Paris, Jardim Vale das Virtudes, Parque Lígia e Parque São Joaquim. 

Nas ações desencadeadas no estado de São Paulo, a PCPR contou com o apoio da Polícia Civil local.

Todos os presos responderão por roubo majorado e associação criminosa.

GALERIA DE IMAGENS