PCPR conscientiza crianças e adultos sobre as consequências das drogas 24/06/2019 - 17:50

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) conscientiza desde o público infantil até o adulto no ciclo de palestras que estão sendo ministradas na campanha “Junho – Paraná sem drogas”. Em Pato Branco, policiais civis e o canil da PCPR participaram de um evento integrado com outras entidades municipais para oferecer informação à população no sábado (22). A carreata, que iniciou na zona sul e foi até o Centro da cidade, chamou atenção dos moradores para a prevenção e combate às drogas.

O evento intitulado “Pato Branco sem drogas” (em alusão à campanha do governo estadual) foi promovida pela Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal de Politicas sobre Drogas e abriu a Semana Mundial de Combate às Drogas. A PCPR participou da iniciativa, complementando o trabalho de prevenção já realizado através das palestras.

A carreata iniciou na avenida Tupi e terminou na praça Getúlio Vargas, onde policiais civis apresentaram ao público as principais ações de combate ao crime de tráfico de drogas. Além disso, a PCPR apresentou álbum de fotos com diferentes tipos de entorpecentes e apreensões já realizadas.

FAXINAL – Na sexta-feira (21) policiais civis ministraram palestra a cerca de 30 funcionários da empresa Coamo Agroindustrial Cooperativa em Faxinal. Voltada à apresentação das atividades desenvolvidas pela PCPR e aos efeitos do entorpecente para a comunidade, a palestra teve grande participação do público. Os trabalhadores fizeram diversas perguntas sobre formas de prevenção, canais de atendimento da PCPR e consequências penais para os envolvidos em tráfico de drogas. Os participantes tinham entre 25 a 40 anos.
Na terça-feira (18) os policiais civis levaram orientação a alunos do Colégio Estadual Duque de Caxias São Mateus do Sul. Duzentos e sessenta estudantes do ensino fundamental e médio, além de 12 professores, assistiram às palestras realizadas em dois turnos.

Dia 17 de junho, a PCPR realizou palestras em Nova Fátima e Congonhinhas. Um policial civil e um policial militar fizeram em conjunto a abordagem junto aos estudantes do 5º ano da Escola Municipal Maria Pura Fraiz em Nova Fátima.

Já em Congonhinhas, um policial civil fez trabalho preventivo para cerca de 120 alunos do ensino médio, da Escola Estadual José Domingos da Costa. Foi a primeira vez que a escola recebeu palestra sobre o assunto drogas. Os estudantes entre 16 e 19 anos estavam curiosos para ter mais informações sobre as consequências penais e sociais do tráfico de drogas. Os jovens ainda apresentaram forte interesse em formas de ingresso na PCPR.

Ao serem questionados sobre o interesse em seguirem a carreira policial, 70% dos alunos que ergueram a mão eram meninas. A necessidade de manter o nome sem antecedentes criminais para o ingresso foi destacado pelos policiais.

PROGRAMAÇÃO – A PCPR tem agendada, para terça-feira (25), uma palestra da campanha em Pinhal de São Bento. O evento acontecerá no Colégio Estadual Presidente Vargas, para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

No dia 3 de julho, policiais civis ministrarão palestra na Casa da Cultura em Ampére para alunos do 5º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.