PCPR bate recorde na emissão de carteiras de identidade 17/04/2019 - 17:20

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) tem realizado diversas ações para atender com mais agilidade quem deseja fazer a Carteira de Identidade e o resultado desse trabalho começa a aparecer em números. Estima-se que neste ano sejam feitas mais de 800 mil carteiras de identidade em todo o Paraná.

Somente no primeiro trimestre de 2019, o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) já confeccionou 211 mil documentos.  Esse é um recorde se o número for comparado ao mesmo período dos últimos três anos. No primeiro trimestre de 2017 foram feitos 164 mil documentos e em 2018, 182 mil.

Veja o comparativo anual, de quantas carteiras de identidade foram confeccionadas no Paraná:
  • 2017 - 670 mil
  • 2018 - 755 mil
  • 2019 (primeiro trimestre) 211 mil

Outra estatística positiva em relação às ações adotadas no atendimento dos postos do IIPR é que o número de reclamações, registradas pelo Sistema Integrado de Gestão de Ouvidorias (Sigo) do Governo do Estado, caiu 67%.

Entre as realizações responsáveis pela melhora, está a abertura de postos de atendimento em todas as Ruas da Cidadania da capital, com exceção da matriz, localizada na praça Rui Barbosa.

No interior do Estado, algumas agências do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), como a de Londrina, já possuem o serviço de confecção de carteiras de identidade.

Em Foz do Iguaçu, o IIPR implantou a primeira unidade de atendimento junto ao Centro de Referência e Ação Social (Cras). A expectativa é que, em breve, todos os postos do Cras de Foz do Iguaçu e Cascavel também ofereçam essa facilidade à população.

Outro projeto que está protocolado e em andamento é o de terceirizar os serviços no Posto I, localizado no Centro de Curitiba, o que vai deixar a emissão de carteiras de identidade ainda mais rápida. Com a contratação desses profissionais, a fila de espera deve acabar. Dessa forma, o número de agendamentos disponíveis e a capacidade de atendimento diário deverá ser superior à demanda.

Documentos não retirados

A PCPR pede a colaboração da população, para que outras pessoas não sejam prejudicadas. Até o momento, mais de quatro mil documentos prontos estão parados no IIPR porque os donos não foram retirar. Somando com os anos de 2017 e 2018, são mais de 6 mil carteiras de identidade que não foram retiradas. Esses documentos ficam disponíveis por cinco anos até serem destruídos.

Algo parecido acontece com as solicitações da 2ª via rápida, que pode ser pedida pela internet e o usuário só precisa ir até o posto de atendimento buscar o documento. Das 440 senhas diárias disponíveis, pelo menos 70 pessoas deixam de ir pegar o documento, ou seja, são outras 70 pessoas que deixaram de ser atendidas.

Para tirar a 1ª via do documento não é cobrada nenhuma taxa. Para fazer o pedido da 2ª via pessoalmente, o valor da taxa é de R$ 35,55 e no caso da 2ª via rápida, feita pela internet, o valor é de R$ 30,47.

Outra orientação importante da PCPR para não perder tempo nem dinheiro, é acessar o site do Instituto no endereço www.ii.pr.gov.br e verificar qual a documentação necessária para pedir e retirar a carteira de identidade. Diariamente muitas pessoas comparecem nos postos de atendimento com documentos extraviados ou sem a documentação necessária para a confecção do RG.

Em caso de perda ou roubo de qualquer documento, é essencial que o fato seja comunicado à PCPR por meio de um Boletim de Ocorrência (B.O). Este registro pode ser feito de forma online ou em uma delegacia de polícia. A apresentação do B.O é necessária para o pedido da 2ª via durante o atendimento.