Investigador da PCPR investe em conhecimento e se torna instrutor de drone 20/12/2019 - 14:37
O investigador da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Fabiano Teixeira, investe desde 2017, no estudo técnico e operacional de veículos aéreos não tripulados – os famosos drones. A dedicação profissional do servidor hoje lhe rende competência única dentro da instituição para ser instrutor de novos pilotos. A partir de cursos realizados no Rio de Janeiro (RJ), Teixeira pretende colaborar na formação de policiais e ampliar o uso do drone em investigações e operações no Estado.
A facilidade proporcionada pelo drone em ações policiais instigou o investigador a buscar conhecimento sobre este tipo de aeronave. Em 2017, Teixeira iniciou os estudos no curso de piloto. A inscrição na especialização de técnico em drone foi feita, na sequência, a partir das necessidades de manutenção das máquinas e correção de erros que apresentavam em campo.
Por último, o investigador iniciou o curso de instrutor de drone em 2018. “Meu desejo é formar novos pilotos na Polícia Civil e podermos ter mais qualificação nas investigações e cumprimento de mandados, já que o drone pode ser usado como instrumento de inteligência”, diz Teixeira.
Atualmente redigindo a monografia sobre a aplicação de drone na segurança pública, o investigador explica que as aeronaves remotamente pilotadas têm diversas funções na rotina da PCPR. Em áreas de domínio pelo crime organizado, as aeronaves chegam aonde os policiais teriam dificuldades, permitindo a obtenção de imagens e informações sobre suspeitos, localização de materiais roubados, entorpecente etc.