Investigador da PCPR foi um dos palestrantes de conferência sobre drones 22/07/2019 - 15:50

O investigador da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Juliano Filardo, foi um dos palestrantes do último dia do 1° Simpósio Regional sobre Sistema de Aeronaves não Tripuladas - SIReSANT. O evento aconteceu entre os dia 16 e 18 de julho, no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), em Curitiba.

Durante a conferência, Filardo falou sobre o trabalho realizado com drones em jogos de futebol e grandes eventos. Desde 2012 a PCPR vem atuando nesses eventos utilizando uma delegacia móvel, montada dentro de um ônibus, que conta com uma estrutura igual a de uma delegacia convencional. Além de câmeras de monitoramento, é possível registrar boletins de ocorrência, realizar oitivas e deter suspeitos em um cela provisória.

Vale lembrar que, durante a Operação Muralha, realizada no final do mês de maio de 2019, a PCPR fez uso intenso de drones e os resultados foram expressivos. Muitos flagrantes só foram possíveis devido aos drones. A operação de âmbito nacional teve como objetivo combater a criminalidade nas áreas de fronteira do país.