PCPR participa de seminário internacional do Maio Amarelo 07/05/2024 - 16:45

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou do 4.º Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável nesta segunda (6) e terça-feira (7), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. O evento internacional marca a abertura das ações da campanha do Maio Amarelo na América do Sul.

O seminário promove o movimento de conscientização à população sobre sinistros, mortes e lesão corporal no trânsito. Durante o mês de maio estão programadas atividades educativas para reforçar que atitudes e boas condutas podem contribuir para um trânsito seguro. 

O delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito da PCPR Edgar Santana afirma que durante o Maio Amarelo as forças se unem para reforçar a conscientização sobre sinistros no trânsito.

“No mês de Maio Amarelo, nos unimos para reforçar a importância dessa conscientização e, consequentemente, a redução do número de sinistros de trânsito, principalmente aqueles que geram morte ou lesão corporal grave”, ressalta o delegado.

O 4º Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Simultaneamente ocorreu o 2° Seminário Estadual de Trânsito do Paraná, promovido pela Polícia Militar do Paraná. No evento, aconteceram palestras para compartilhar práticas e estratégias voltadas para a redução de sinistros e mortes no trânsito.

PALESTRA – Nesta terça-feira (7), durante o 2° Seminário Estadual de Trânsito do Paraná, o delegado da PCPR Edgar Santana ministrou uma palestra, para cerca de 200 pessoas, sobre sinistros, mortos e feridos no trânsito, pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), além das investigações realizadas pela Polícia Civil e legislação de trânsito.

“A Polícia Civil do Paraná busca demonstrar para a população as suas funções típicas de investigar e solucionar os crimes de trânsito e, além disso, a nossa função também de educar e conscientizar a população da necessidade cada vez mais de um trânsito seguro e prudente”, destaca Santana.

AÇÃO EDUCATIVA - No domingo (5), a PCPR esteve em uma ação educativa com o objetivo de conscientizar os condutores e pedestres sobre a necessidade de um comportamento adequado no trânsito. A ação foi realizada no Gramadão, na Vila A, em Foz do Iguaçu.

PAZ NO TRÂNSITO - O tema do Maio Amarelo de 2024 é "Paz no trânsito começa por você". A campanha prevê uma série de ações a serem desenvolvidas por órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Os debates incluem a conscientização sobre segurança no trânsito e a adoção de estratégias para reduzir o número de sinistros e vítimas.

GALERIA DE IMAGENS